AFINAL, O QUE É SUSTENTABILIDADE?

 

 

As mudanças climáticas, as crises energéticas, a pandemia e, suas consequências, trazem o tema sustentabilidade para a mídia nos mais variados espaços, como o nosso Blog.

Sustentabilidade é uma palavra que define ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades básicas dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações, alicerçada em quatro pilares: econômico, social, ambiental e cultural.

                                       

Como praticar atitudes sustentáveis?

No dia-a-dia é muito simples praticar atitudes sustentáveis, economizar recursos, reduzir impacto ambiental e encontrar uma forma mais sustentável de viver. Atitudes simples como: separar o lixo orgânico do seco, desligar as luzes ao trocar de ambiente. Tomar banhos mais rápidos, fechar a torneira enquanto escova os dentes, não jogar lixo nas ruas, são práticas sustentáveis. Mas tão importante como esses pequenos gestos é o consumo consciente, que envolve planejar as compras, adquirir apenas o necessário, comprar produtos que tenham uma vida útil maior e, de empresas que tenham o comprometimento com valores sustentáveis.   

                                                                                           Como ser sustentável usando calçados em couro?


O couro é uma matéria-prima autossustentável, que entra em seu ciclo de reciclagem, a partir do descarte da indústria alimentícia. Além de ser durável, resistente, flexível, tem um cheiro peculiar, um toque macio e original. Polêmicas à parte: couro é couro!

Na indústria coureiro-calçadista o design sustentável de um produto é planejado e criado, a partir da seleção das matérias-primas, recicladas e renováveis, pensando na embalagem, na forma como ele chega nas lojas e na casa dos consumidores, sempre tentando reduzir ao máximo o número de resíduos gerados. Adotando o design sustentável e combinando materiais com o mínimo de desperdício e sem prejuízo ao meio ambiente, desenvolve-se produtos e serviços economicamente viáveis, ecologicamente corretos, socialmente equitativos e culturalmente engajados.

Mesmo que o tema sustentabilidade ainda seja desconhecido em vários âmbitos da sociedade, sabemos que é preciso mudar atitudes e transformar conhecimento em ações. Tudo começa pela conscientização individual, que gera conexões com o todo, ajudando na percepção de que somente uma mudança coletiva, contribuirá para um mundo mais sustentável.

 

-Ana Iwancow (61 anos) 

Dra. em Comunicação Social e Cultura.










Comentários

Postagens mais visitadas