Testemunhal Outubro Rosa

 

Testemunhal Outubro Rosa




"Hoje iniciamos mais um mês de outubro, mais um OUTUBRO ROSA.

E por coincidência, foi nesse mês há uma ano atrás que eu descobria meu diagnóstico. Pra mim, isso  jamais aconteceria, não comigo, parecia um pesadelo, irreal.

A suspeita da doença já paralisou alguns planos. A confirmação abriu um buraco enorme no chão. O ar faltou. De repente, palavras como “estadiamento”, “imunohistoquimica”, “carcinoma invasivo infiltrante” passam a fazer parte do seu dia-a-dia de um jeito confuso e tenso.

O trabalho novo, os planos do final de semana, de festas de fim de ano, a discussão com a família, com a amiga...tudo fica entre parênteses, esperando o chão fechar de novo para você poder voltar a caminhar e a resolver os (agora) pequenos problemas da rotina. E que saudade da rotina, meu Deus que vontade de poder ocupar o tempo com coisas banais, conversas sem fim. Mas ao invés disso você precisa se programar para o exame de amanhã, a consulta da semana que vem (que eu queria que fosse no mesmo dia), a data da cirurgia e o tratamento.

Tem que trocar a espera pelo novo episódio do seriado pela espera longa e doída do resultado dos exames que dizem se a doença se espalhou pelo corpo.

Seus amigos e familiares enchem você de mensagens positivas, você passa a assistir e ler sobre histórias de superação, mesmo tendo vivido de perto o contrário com uma grande amiga meses atrás, e se vê forçada a entrar no mundo rosa do paciente de câncer de mama.

E sua vida, que era sua, passa a ter um elenco e lugares que você não queria, mas que agora faz parte dos seus contatos e visitas frequentes. Mas eu não queria isso. Respiro fundo. É legítima minha angústia.

É natural eu me sentir confusa e com medo.

Tem muita coisa acontecendo.

Não me considero uma guerreira por ter suportado tudo isso. Todas as mulheres que passam pelo câncer de mama querem e fazem o possível para se curar. Infelizmente nem todas conseguem. 

E depois de um tempo, o buraco no chão vai fechar e a respiração voltar ao normal.

E você vai poder caminhar de novo pela estrada da sua vida, talvez com um pouco mais de medo que o habitual, mas vai continuar sua história.


O tumor de mama pode aparecer em qualquer mulher, inclusive em homens. Por isso a única arma que temos contra ele é a sua detecção precoce. SE TOQUEM, conheçam seus corpos e procurem ajuda a qualquer sinal de mudança. Com o diagnóstico precoce a chance de cura chega a cerca de 95%.

Prevenir é um ato de AMOR com você, com seu corpo e com todos que te amam."


Talita Isabel Debarba


 Grasiele e Ana também compartilham dessa vitória, mantendo a força e o amor pela vida.





Comentários

Postagens mais visitadas